 
facilitadores
Cecília Botana
Hudson Silva
R$30 (meia R$15)
desconto de 50% para professores aposentados
maiores de 18 anos
- Não é necessário experiência
 como desenhista ou microcontista
- Levar papel e caneta
- Materiais para ilustração serão oferecidos pelo artista Hudson Silva
Sinopse
Para demonstrar apreço ou afeição às vezes bastam poucas palavras e uma ilustração. E a época do Natal é perfeita para quem deseja externar seus sentimentos – para si mesmo ou para outros – com um microtexto de amor ilustrado de sua própria autoria.
A oficina O amor está no ar: brincando de escrever e ilustrar microcontos oferece a oportunidade de aprendermos a nos expressar por meio de um microconto – a arte de dizer muito com poucas palavras –, escrito e ilustrado pelos próprios participantes, com o auxílio da escritora Cecília Botana e do desenhista Hudson Silva.
Essa oficina nasceu do desejo de contribuir com o espírito de amor e confraternização dessa época tão especial através do despertar da expressão artística do desenho e da literatura que existe em cada um de nós por meio da criação e da ilustração de um microconto de amor. A proposta da oficina é explorar essa relação entre palavra e imagem de maneira livre, simbólica e intuitiva, sem exigir conhecimentos técnicos prévios.
Mais do que ensinar a escrever ou desenhar, o que se deseja é estimular o olhar, a escuta e a construção de narrativas visuais, valorizando as expressões únicas de cada pessoa, fortalecendo a criatividade como ferramenta de pertencimento e transformação.
Este evento faz parte do Rio Capital Mundial do Livro.
Programação
Primeira parte – Escrevendo um microconto de amor
facilitadora Cecilia Botana
O que é um microconto e de que elementos ele é composto: extensão, elipse, subtexto, intertextualidade, etc. 
Serão trazidos e lidos textos que permitirão reconhecer os aspectos mencionados.
Ao final, haverá um tempo reservado para a escrita de pelo menos um microconto de amor. O texto será comentado pela professora, para que chegue ao formato ideal.
 
• o que é um microconto;
• os diferentes tipos de microcontos;
• comparação com o microrrelato hispânico;
• características e lacunas desse gênero literário;
• leitura e interpretação de microcontos famosos;
• exercícios de escrita criativa;
• Redação de microcontos – com supervisão e análise da oficineira.
Segunda parte – Como transformar sentimentos em imagens
facilitador Hudson Silva
Espaço criativo para pessoas de diferentes níveis de habilidade com o desenho.
Os microcontos produzidos serão ilustrados e, além de ganhar camadas de significado, também ampliarão seu poder comunicativo.
Por meio de exercícios simples e técnicas acessíveis, como rabiscos, colagens, carimbos e monotipia, os participantes serão convidados a transformar ideias e sentimentos em imagens. Ao ilustrar um microconto, cada participante poderá vivenciar o prazer de criar e de se comunicar artisticamente, promovendo autoestima, imaginação e leitura sensível do mundo
 
• o desenho como linguagem acessível;
• o microconto e a imagem;
• técnicas de ilustração;
• criação guiada.
Minibiografias
Cecilia Botana é uma escritora argentina que mora no Rio de Janeiro desde 1996. Dedica-se à escrita de literatura infantil, poesia, crônicas, contos e microcontos. Integra o Coletivo Para Ler Num Piscar de Olhos, dedicado ao estudo e à escrita de microcontos. Com o grupo publicou em 2023 o livro 60 Piscadelas, pela Editora Outra Margem e, em maio de 2024, a coletânea 108 Microcontos Modernistas: a prova dos nove, pela Editora Toma aí um Poema. Em 2023, fez uma publicação solo, edição bilíngue (espanhol-português), chamada 65 Microrrelatos Muito Normais/Muy Normales, que foi publicada pela Editora Caravana. Também nesse mesmo ano, a autora participou do livro Democracia: poemas, contos, microcontos (Série Literatura de Circunstâncias, Vol. I) (E-book), antologia com vários autores selecionados por concurso, organizada por Aldenor da Silva Pimentel, Edição da Universidade Federal de Roraima. Em setembro de 2024, ministrou a oficina O Microconto: uma porta estreita que leva a grandes histórias, e em novembro desse mesmo ano, lançou o livro de microcontos Nem tudo é o que parece, em parceria com as autoras Angela Martins e Jurema Rangel, pela Editora Cambucá.
No Centro Cultural Justiça Federal, a autora realizou duas edições da oficina Do Micro ao Infinito: Oficina de Escrita de Microcontos, em março e junho de 2025, respectivamente.
Hudson Pereira da Silva: é licenciado em Artes Plásticas e graduado em Teologia. Atua como ilustrador, educador e escritor, com ampla experiência na criação de projetos que integram arte, palavra e sensibilidade. Apaixonado pelo poder das narrativas visuais, desenvolve oficinas e materiais voltados à expressão artística acessível, especialmente para públicos iniciantes ou em processo de descoberta criativa. Além do trabalho com ilustração por meio de editoras, ainda faz livros de produção independente. Suas ilustrações já foram, por duas vezes, premiadas com o selo de “ilustração altamente recomendável” pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Ele dedica-se ao estudo das Escrituras e à produção de conteúdos que conectam fé, beleza e vida cotidiana.