 
horário e
classificação indicativa
conforme programação
Gratuito
Sinopse
Desde 2005, o Festival de Cinema Italiano no Brasil tem sido uma ponte vibrante entre o Brasil e a Itália, celebrando a rica tradição cinematográfica italiana e promovendo o intercâmbio cultural entre os dois países. Idealizado por Nico Rossini e Erica Bernardini, o festival começou como a Semana de Cinema Italiano Contemporâneo e, ao longo dos anos, evoluiu para um evento de destaque no calendário cultural brasileiro. A cada edição, o festival apresenta uma seleção de filmes inéditos e promove retrospectivas que destacam ícones e momentos históricos do cinema italiano.
Programação
13 nov
14h30
L’ Amore In Città – 1h45
- Direção: Michelangelo Antonioni, Dino Risi, Federico Fellini, Carlos Lizzani, Francisco Maselli, Cesare Zavattini e Alberto Lattuada
- Elenco: Rita Josa, Rosanna Carta, Enrico Pelliccia
- País/ano: 1953
- Gênero: drama/romance
- Sinopse: seis histórias diferentes sobre um salão de baile, um jornalista investigativo que finge ser um futuro marido, uma jovem mãe solteira, a técnica de observação das moças por homens italianos e um olhar sobre a prostituição.
16h30
Delitto D’Amore – 1h48
- Direção: Luigi Comencini
- Elenco: Giuliano Gemma, Stefania Sandrelli e Brizio Montinaro
- País/ano: 1974
- Gênero: drama/romance
- Sinopse: em uma fábrica no norte da Itália, um operário e uma operária se apaixonam, mas as péssimas condições de trabalho levam à morte da jovem: ele não tem escolha a não ser buscar vingança.
18h30
Le Assaggiatrici – 2h03
- Direção: Silvio Soldini
- Elenco: Elisa Schlott, Max Riemelt, Alma Hasun, Emma Falck, Olga von Luckwald,
- Thea Rasche, Berit Vander, Kriemhild Hamann
- País/ano: Itália / Bélgica / Suíça/ 2025
- Gênero: drama/histórico
- Duração: 123 min.
- 
Sinopse: inspirado no romance homônimo de Rosella Postorino, o filme narra a história de um grupo de mulheres forçadas a provar a comida de Hitler para garantir que não estivesse envenenada. No centro, a jovem rosa encontra-se dividida entre o medo, a sobrevivência e uma inesperada amizade entre as provadoras. uma história sobre resistência, silêncio e solidariedade feminina em tempos sombrios. O filme obteve três indicações e ganhou um prêmio do Nastri d'Argento. 
14 nov
14h30
L’Assassino – 1h46
- Direção: Elio Petri
- Elenco: Marcello Mastroianni, Micheline Presle e Cristina Gaioni
- País/ano: 1961
- Gênero: drama
- Sinopse: Alfredo Martelli, um antiquário envolvido em um relacionamento com Adalgisa, uma mulher mais velha e rica, é preso pela polícia como principal suspeito da morte dela.
- A trama se desenrola a partir da perspectiva de Martelli, que se vê no centro de uma investigação policial que questiona não apenas sua inocência, mas também seu caráter e estilo de vida.
16h30
Prima Della Rivoluzione – 1h55
- Direção: Bernardo Bertolucci
- Elenco: Adriana Asti, Francesco Barilli e Allen Midgette
- País/ano: 1964
- Gênero: drama/romance
- Sinopse: Fabrizio, um jovem burguês de Parma, está determinado a romper com sua classe social. Ele é marxista, e sua nova perspectiva de vida não tem lugar nem mesmo para a surdez burguesa de Clélia, sua noiva. O suicídio de seu amigo Agostino, vítima de sua desorientação ideológica, provoca em Fabrizio um drama interno que só sua jovem tia, Gina, sente e compreende.
18h30
Eterno Visionario – 1h52
- Direção: Michele Placido
- Elenco: Fabrizio Bentivoglio, Valeria Bruni Tedeschi, Federica Luna Vincenti, Michele Placido.
- País/ano: Itália / 2024
- Gênero: drama/biográfico
- Duração: 112 min.
- Sinopse: o filme retrata um momento crucial na vida de Luigi Pirandello, durante sua viagem de trem rumo a Estocolmo, onde receberá o prêmio Nobel de literatura. Entre memórias e visões, Pirandello revive os fantasmas de sua existência: a doença mental da esposa, os conflitos com os filhos, o relacionamento complexo com o fascismo e o escândalo causado por sua arte provocadora. Seu amor platônico por Marta Abba, musa e atriz, revela a fusão entre arte e vida, inspiração e sofrimento. A narrativa percorre Roma, a Estocolmo dos Nobel, a Berlim dos cabarés e a Sicília ancestral — compondo o retrato vibrante de um gênio implacável, um eterno visionário que transformou sua dor em arte.
15 nov
14h30
Enrico IV – 1h35
- Direção: Marco Bellocchio
- Elenco: Marcello Mastroianni, Claudia Cardinale e Leopoldo Trieste
- País/ano: 1984
- Gênero: drama
- Sinopse: um drama italiano baseado na história homônima de Luigi Pirandello. Marcello Mastroianni é o protagonista do filme, um personagem que sofre de delírios, resultado de um trauma sofrido pelo imperador romano Henrique IV. Seu psiquiatra tenta dar vida a essa realidade, para que a mulher que ama ou que anseia por isso se apaixone por ela.
16h30
Sopralluoghi in Palestina Per il Vangelo Secondo Matteo – 55min
- Direção: Pier Paolo Pasolini
- Elenco: Don Andrea Carraro e Pier Paolo Pasolini
- País/ano: 1965
- Gênero: documentário
- Sinopse: é um documentário de 1964 dirigido por Pier Paolo Pasolini, que mostra sua jornada à palestina em busca de locações para seu filme "o evangelho segundo são Mateus". Pasolini, acompanhado por Don Andrea Carraro, explora as paisagens e comunidades locais, buscando autenticidade histórica e espiritual, mas fica decepcionado com a modernização que encontra.
18h
Hey Joe – 1h57
- Direção: Claudio Giovannesi
- Elenco: James Franco, Francesco di Napoli, Giulia Ercolini, Aniello Arena
- País/ano: Itália / 2024
- Gênero: drama
- Duração: 117 min.
- 
Sinopse: New Jersey, Estados Unidos. Dean Barry, um veterano americano que teve uma relação com uma jovem napolitana durante a Segunda Guerra Mundial, retorna à Itália, a Nápoles, no início dos anos 1970, para conhecer seu filho. Dean deseja recuperar os vinte e cinco anos de ausência, mas seu filho já é um homem criado na criminalidade, adotado por um chefão do contrabando, e não demonstra qualquer interesse pelo pai americano. O filme estreou no Festival de Cinema de Roma de 2024 e venceu um Nastri d'Argento. 
16 nov
14h30
Ladri di Biciclette – 1h33
- Direção: Vittoria de Sica
- Elenco: Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola e Lianella Carell
- País/ano: 1948
- Gênero: comédia/drama
- Sinopse: desempregado Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani) está eufórico quando finalmente encontra trabalho colocando cartazes pela cidade de Roma, destruída pela guerra. Sua esposa Maria (Lianella Carell), vende os lençóis da família para resgatar a bicicleta de Antonio da loja de penhor, para que ele possa aceitar o trabalho. Porém, o desastre ataca, quando a bicicleta de Antonio é roubada.
16h30
Paisá – 2h
Direção: Roberto Rossellini
Elenco: Carmela Sazio, Gar Moore e William Tubbs
País/ano: 1946
Gênero: drama/guerra
Sinopse: é um filme de guerra italiano que narra seis episódios independentes sobre a libertação da Itália pelas forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial. Os episódios exploram as interações entre soldados americanos e civis italianos, destacando as dificuldades de comunicação e as diferenças culturais, além de abordar temas como guerra, sobrevivência, preconceito e fé.
18h30
Gioia Mia – 90m
- Direção: Margherita Spampinato
- Elenco: Aurora Quattrocchi, Marco Fiore, Camille Dugay, Martina Ziami
- país/ano: Itália / 2025
- gênero: drama
- duração: 90 min.
- 
Sinopse: Nico é um menino inquieto, irreverente e cheio de personalidade, criado em uma família laica, num mundo moderno e hiperconectado. Durante o verão, é enviado à Sicília para passar uma temporada com uma tia solteirona, extremamente religiosa e de temperamento difícil, que vive sozinha em um antigo casarão tomado por lendas e superstições, completamente à margem da tecnologia. Recebido com resistência, Nico é inserido à força em um universo místico dominado por anjos, espíritos e uma fé carregada de magia. O confronto entre o presente veloz e o passado silencioso marca o início de uma convivência turbulenta — mas, pouco a pouco, nasce entre os dois um vínculo profundo que mudará suas vidas. Vencedor de dois prêmios no Festival de Cinema de Locarno 2025.