 
curadoria das mesas
Emanuelle Mafra
Flávia de Miranda
Lucas de Melo
Thays Acaiabe
mediação
Patrícia Santos
Cinema do CCJF
Gratuito
Sinopse
A Mostra Consciência Negra propõe um mergulho nas múltiplas dimensões da experiência negra no Brasil, destacando e valorizando sua produção artística e cultural. O Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), historicamente associado ao poder jurídico e às estruturas de normatização social, transforma-se em palco de escuta, reconhecimento e celebração da ancestralidade afro-brasileira.
A iniciativa promove reflexões sobre arte, judiciário e cultura, ao ressignificar o CCJF não apenas como símbolo de poder institucional, mas também como território do povo: aberto à diversidade, à crítica e à escuta. Ao ocupar esse espaço, a Mostra afirma a potência da população negra e instaura novas arenas de debate, em que resistência, memória e futuro se entrelaçam em movimento. Com exposições, debates, performances e exibições audiovisuais, o evento se estabelece como um território de memória e de futuro, em que a herança africana se expressa em múltiplas linguagens: música, teatro, cinema, literatura e artes visuais.
Seu conceito parte da ideia de que a Consciência Negra não se limita a uma data, mas constitui um processo contínuo de afirmação e transformação social. No espaço simbólico da Justiça Federal, a Mostra se torna um chamado para refletir sobre desigualdades históricas e, ao mesmo tempo, celebrar as conquistas e resistências que moldam a identidade negra no Brasil. A Mostra Consciência Negra abre sua programação com uma Roda de Conversa que propõe um mergulho profundo na pauta negra no campo da Música, Literatura, do Audiovisual, Teatro e das Artes Plásticas.
Esse encontro visa a fomentar o diálogo entre artistas, produtores e o público sobre os desafios, conquistas e caminhos possíveis para a construção de uma cena cultural mais plural, representativa e democrática. A mediação será feita por Patrícia Santos, servidora da Justiça e membro do Comitê de Igualdade Racial. O debate contará com a participação de convidados cujas trajetórias artísticas e políticas se entrelaçam com a luta por representatividade e transformação social.
Programação
16h às 17h: mesa 1
Narrativas Negras como Ato Político
O debate pretende abordar a criação de narrativas, atuação em cena, processo criativo de artistas negros e como esse fazer artístico reverbera como ato político.
debatedores
Lincoln Oliveira
Taíla Borges
Alcides Sodré
Lucas Popeta
Débora Ondina
17h às 18h: mesa 2
Produção Cultural Sob o Olhar de Fazedores Culturais Negros
O debate pretende explorar a atuação de fazedores culturais nas etapas de produção (pré produção e pós-produção, bastidores, idealização, curadoria, etc).
debatedores
Alek Lean
Renato Noguera
Denise Santos
Ana Cristina
Ana Paula Cruz
Minibiografias
Lincoln Oliveira é ator carioca, nascido em 1966. Atuou em peças como Arena Conta Zumbi (sup. Milton Gonçalves), Lembrar e Resistir (dir. Nelson Xavier) e Os Negros (Jean Genet/CCBB), além de novelas e seriados na Globo, Manchete e Bandeirantes. Idealizou a adaptação teatral de Fala Crioulo, de Haroldo Costa (dir. Amir Haddad), e o espetáculo Tributo a Joel Rufino (dir. Nelson Xavier). Integrou o Grupo Tá na Rua e, recentemente, desenvolve pesquisa sobre a vida e obra de Abdias do Nascimento junto ao LED/Núcleo de Dramaturgia RS.
Alek Lean é pedagogo formado pela UERJ, produtor, roteirista e cineasta, com filmes exibidos em mais de 30 países e premiados em diversos festivais. Criador do coletivo Experimental Filmes, voltado para questões LGBTQIAPN+, negritude e direitos humanos. Vencedor do Prêmio Pretas Potências (2023) e do Prêmio FLIDAM Orgulho da Diáspora Africana (2022). Atuou como curador de mostras de cinema e ministrou aulas sobre cinema antirracista. Em 2024, foi selecionado para o Afrolab MARVEL, em parceria com Feira Preta, Disney, KondZilla e Museu das Favelas.
Taíla Borges é superintendente de Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Possui ampla experiência na gestão cultural e no fortalecimento do setor audiovisual. Atua na formulação e execução de políticas públicas voltadas para a cultura e a economia criativa.
Debora Ondina é cantora e doutora em Educação, apresenta espetáculos que transitam entre o jazz e a bossa nova, destacando estórias que ecoam resistência e beleza. Desenvolve projetos que conectam arte e educação, ampliando horizontes de aprendizagem e sensibilidade.
Alcides Sodré é cantor, compositor, ator e arquivista. Artista independente, intérprete de música popular brasileira e militante da canção contemporânea. Artista do Selo Zênitha Música.
Lucas Popeta é ator, dramaturgo e idealizador do coletivo Quebrando Paradigmas. Formado em Artes Cênicas pela CAL, pesquisa desde 2020 o Teatro Experimental do Negro (TEN), tendo criado o primeiro curso sobre sua história. Reconhecido com o Prêmio Jovem Talento (APTR/2023) e pela Forbes BLK, atua em teatro, cinema e TV, com trabalhos em Nos Tempos do Imperador, Verdades Secretas, Impuros e no curta O Ciclo. Autor da peça O Batismo de Mercedes, também escreveu o roteiro do longa Macchiato e desenvolve o projeto sobre Dona Ivone Lara. Integra a Popeta Produções Artísticas, dedicada à cultura negra e à democratização do teatro.
Patrícia Santos é servidora pública lotada na Seção de Relações públicas e cerimonial da Justiça Federal do Rio de Janeiro, fundadora do Coletivo Negro da Justiça, diretora do Departamento de Combate ao Racismo do Sisejufe.
Ana Cristina Rosa é assessora-chefe de Comunicação Social do Conselho da Justiça Federal (CJF). Jornalista com experiência em comunicação pública, coordena a estratégia institucional de comunicação e o relacionamento com a imprensa, além de atuar na integração entre o CJF e os Tribunais Regionais Federais. Participa ativamente do Conselho Editorial da Justiça Federal, contribuindo para projetos que fortalecem a transparência, a inovação e a aproximação do Judiciário com a sociedade.
Denise Soares é graduada em Engenharia Mecânica pelo CEFET-RJ com especialização em Automação Industrial e Robótica pela Universidade de Tecnologia de Compiègne na França. Cidadã de Nova Iguaçu, atua há mais de 25 anos na área Gestão de Compras de multinacionais gerenciando contratos e equipes de compras no Brasil e na América Latina. Denise compartilha suas atividades de Gerente de Suprimentos com a sua paixão pela Diversidade, Equidade e Inclusão.
Há três anos ajudou a fundar o Caminhando Com Elas, projeto cultural de empoderamento através da troca e de rodas de conversas descontraídas e estruturadas e desde então promove conscientização e educação sobre DE&I, negritude e equidade racial dentro e fora do ambiente coorporativo. Diversidade, Equidade e inclusão é seu core value. Liderança Inclusiva é sua meta.
Renato Noguera possui vivência familiar griot, é doutor em Filosofia pela UFRJ e professor da UFRRJ, onde atua no Departamento de Educação e Sociedade e nos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e Educação. Pesquisador do Leafro e coordenador do grupo _Afrosi_n, desenvolve trabalhos que articulam filosofia, educação, neurociência e antropologia. Escritor, é autor de obras como Ensino de Filosofia e a Lei 10.639, Por que amamos e O que é o luto.