 
visitação
19 nov a 8 fev
ter a dom 11h às 19h
Gratuito

artista
David Díaz (fotógrafo, da comunidade indígena Shipibo-Konibo)
curadoria
Centro Cultural Inca Garcilaso do Ministério das Relações Exteriores do Peru
organização
Consulado-Geral do Peru no Rio de Janeiro
Sinopse
A exposição "Retratos do meu sangue. Shipibo-Konibo" apresenta o trabalho do fotógrafo David Díaz Gonzales, nascido na comunidade nativa de Nueva Saposoa (Ucayali, 1992). Sua obra documental, impressa em preto e branco, investiga com singular potência o seu entorno pessoal e ancestral. Pertencendo ao povo Shipibo-Konibo, Díaz constrói uma visão que funde cosmogonia, tradição e uma busca por harmonia. Mais do que um registro formal, suas imagens convidam a uma leitura silenciosa e profunda, oferecendo um guia confiável para um universo cultural e estético que lhe é próprio.
Minibiografia
- artista
 David Díaz Gonzales nasceu na Comunidade Nativa Nuevo Saposoa, Ucayali - Peru, em 1992. É fotógrafo, designer gráfico digital e atualmente reside em Lima. Como fotojornalista, sua investigação fotográfica sobre o desmatamento causado pela colônia menonita nas comunidades Masisea, em Ucayali, lhe rendeu uma bolsa da Amazon Rainforest Journalism Foundation, patrocinada pelo Pulitzer Center, em 2021. Suas fotografias foram publicadas no livro "Kené Coloring Book" pela Alianza Arkana, com o apoio da Amazon Watch, em 2020.
- curador
 O Centro Cultural Inca Garcilaso é uma instituição peruana vinculada ao Ministério das Relações Exteriores do Peru, criada com o objetivo de promover a cultura peruana em âmbito nacional e internacional. Inaugurado em 2005, está localizado no centro histórico de Lima, na tradicional "Casa Aspíllaga". O centro se destaca como um espaço de difusão artística e intelectual, oferecendo uma programação diversa que inclui exposições de arte contemporânea, concertos, conferências, lançamentos de livros, oficinas e seminários. Além de espaços e salas para diversas manifestações artísticas e eventos, conta com a Biblioteca Guillermo Lohmann Villena, especializada em temas culturais e históricos do Peru.
 Com entrada gratuita, o centro busca democratizar o acesso à cultura e reforçar a diplomacia cultural do país por meio da cooperação com instituições culturais nacionais e estrangeiras, sendo atualmente um dos espaços mais importantes para a promoção da identidade cultural peruana.