 
palestrante
Evando Nascimento
mediador
Diogo Bogéa
Gratuito
Haverá sorteio de livros e espaço para perguntas.
Sinopse
Na quarta edição do evento Disseminário: Desconstrução, Psicanálise e Literatura: estranhas familiaridades, o organizador do evento, Diogo Bogéa, recebe como convidado o professor universitário, escritor, artista visual e ensaísta Evando Nascimento para a palestra “DERRIDA, CLARICE & AS COISAS: FILOSOFIA, LITERATURA & PSICANÁLISE”.
“Disseminário”: não um “seminário” tradicional. E sim uma certa “disseminação” de significações, relações e diferenças, como dizia o pensador Jacques Derrida, cuja obra é mundialmente reconhecida como “Desconstrução”.
Desconstrução e Psicanálise questionam profundamente as certezas, verdades e ideais em torno dos quais nossas vidas se estruturam. Para além da racionalidade, da consciência, da estabilidade e dos ideais de controle, Desconstrução e Psicanálise colocam em evidência uma existência imersa em incertezas e imprevisibilidades.
Nesse sentido, Evando Nascimento, grande referência nos estudos em Desconstrução no Brasil, propõe uma intervenção a partir da Questão da Literatura (e da Filosofia) em Jacques Derrida, recorrendo a uma articulação com textos de Clarice Lispector em torno da Coisa ou das coisas: “Relatório da Coisa” e Um sopro de vida, entre outros. Reflexões sublinhadas pela noção freudiana de Unheimliche (o infamiliar).
O Unheimliche (infamiliar), conceito de Freud, designa o estranho inquietante que surge quando algo familiar se torna estranho. Essa sensação aparece quando conteúdos reprimidos retornam de forma disfarçada, rompendo a segurança do cotidiano. É o desconforto diante do duplo, da repetição ou do excessivamente familiar que se revela perturbador.
Esse evento faz parte do Rio Capital Mundial do Livro
Programa
- Conexões entre Literatura, Desconstrução e Psicanálise.
- Questão da Literatura (e da Filosofia) em Jacques Derrida.
- Articulação com textos de Clarice Lispector “Relatório da Coisa” e Um sopro de vida, entre outros
- A noção freudiana de Unheimliche (O infamiliar)
Minibiografia
Evando Nascimento nasceu em Camacã, Bahia. É professor universitário, escritor, artista visual e ensaísta. Doutor em Ciência pela UFRJ, com bolsa do CNPq estudou na Sorbonne e na EHESS, onde foi aluno de Sarah Kofman e de Jacques Derrida. Em 2007, realizou um Pós-Doutorado em Filosofia pela Universidade Livre de Berlim. Foi Professor na Université Stendhal de Grenoble. É Professor aposentado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Publicou, entre outros livros de ficção, Cantos do Mundo: contos (ed. Record) e Diários de Vincent (ed. Circuito). Tem quatro livros traduzidos no exterior, entre eles, o volume de ensaios Derrida e a Literatura (3ª. ed. É Realizações, tradução argentina La Cebra) e O Pensamento vegetal: a literatura e as plantas (ed. Civilização Brasileira, tradução chilena ed. Mimesis). Organizou o Colóquio Internacional Jacques Derrida 2004: Pensar a desconstrução, no qual o pensador fez sua última conferência. Em novembro de 2022, realizou sua primeira exposição individual na Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel da UERJ: Linha alinha: Desenhos-Escritos de Evando Nascimento, sob a curadoria de Marisa Flórido, crítica e professora do Instituto de Artes da UERJ.
Diogo Bogéa é professor de Filosofia e Psicanálise na Faculdade de Educação da UERJ. Professor-pesquisador do programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Escritor autor dos livros “Inteligência Artificial e Filosofia – dilemas de um futuro incerto”, “O mito da razão e os pensadores do desejo” e do best-seller “Psicologia do Bolsonarismo”. Coordenador do grupo de Pesquisa e Extensão da UERJ Pensadores do Desejo e das Redes.