 
debate com
Vanessa Amaral
Lucas Barreto
mediação
Hedjan C.S.
Gratuito
Sinopse
O medo, o terror, sempre fizeram parte da história da humanidade. Há quem fuja, há quem procure, há quem goste. Mas não há como negar o estranho fascínio que o medo exerce sobre nós.
No evento Sombras sobre o Rio – O medo de ontem, o medo de hoje, serão apresentadas as origens e os objetivos das histórias assustadoras que eram contadas ao redor de fogueiras e como esses objetivos foram mudando através do tempo. Também refletiremos sobre como a cultura, nossas crenças e nós mesmos influenciamos as narrativas de terror, horror e suspense, transformando os medos, preocupações e ansiedades de cada momento histórico e cultural em monstros.
As histórias assustadoras servem como metáforas estruturadas para ensinar lições morais, para condenar/promover certos comportamentos, reforçar regras comunitárias e também servem como espaços seguros para que possamos tratar de tópicos e assuntos delicados, desafiadores. Sendo assim, quando refletimos sobre as histórias assustadoras de uma época, acabamos entendendo mais sobre nosso passado, sobre nosso presente e a respeito de nossos desejos e ansiedades para com o futuro.
O encontro também levantará reflexões sobre como essa produção tem se modificado ao longo do tempo, incluindo protagonistas diferentes. O ontem da literatura de terror e de suspense se diferencia muito do hoje. Cada vez mais, autores nacionais utilizam suas histórias para desconstruir os pontos problemáticos do passado e construir um novo cenário.
Das antigas narrativas masculinas eurocentradas que transformavam alegoricamente o diferente em uma ameaça, até os dias de hoje, onde a literatura inclui cada vez mais negros, mulheres, neurodivergentes, povos originários, etc. como protagonistas dessas histórias assustadoras.
Além disso, também será debatida a importância de termos, cada vez mais, histórias de terror ambientadas nas nossas vizinhanças, nos nossos territórios, utilizando a nossa cultura e os nossos espaços, trazendo novas possibilidades e novos questionamentos.
Como participantes do evento teremos Hedjan C.S., autor de terror e suspense e roteirista que ambienta suas histórias no subúrbio e na periferia do Rio de Janeiro. A mesa também contará com Vanessa Amaral, escritora de terror e suspense e pesquisadora do folclore nacional. Por fim, Lucas Barreto, escritor de terror, suspense e policial, também participará.
A partir da troca com esses três escritores sombrios do Rio de Janeiro, autores que exploram os cenários carioca e fluminense em suas histórias de terror, será demonstrado que o objetivo das histórias de terror nunca foi competir com os horrores do dia a dia, mas sim transformá-los em símbolos e objetos com os quais possamos lidar.
Ao final, os participantes falarão sobre suas obras mais recentes e teremos sorteio de livros para os presentes.
Esse evento faz parte do Rio Capital Mundial do Livro
Programação
- Histórias ao redor da fogueira – Assustando para ensinar. Como as histórias que dão medo foram usadas como ferramenta de educação e controle social.
- Espelho da sociedade – o que as histórias assustadoras dizem sobre nós mesmos. A evolução das histórias assustadoras com o passar do tempo.
- Mudanças de Protagonismo – O fim do salvador branco e os novos protagonismos. Mudanças dos protagonistas e na perspectiva dos medos.
- Sombras sobre o Rio – Histórias de terror ambientadas no nosso território. De Bárbara dos Prazeres e João do Rio até os dias de hoje. Os monstros reais que nos assustam e o que fazemos com eles.
Minibiografias
Hedjan C.S. é escritor de terror e suspense urbano e suburbano. Formado em Pedagogia (UERJ), pós-graduado em Educação Especial/Inclusiva. Servidor do Estado do Rio de Janeiro. Autor de Saia Desta Casa (Kitembo, 2025), Barretos – Homens de Livros (Kitembo, 2023), Crianças nas Sombras (Kitembo, 2021), Gótico Suburbano (Luva Editora, 2019). Roteirista da Revista SiniXtro (Independente, 2022), na coletânea de quadrinhos VHS - Vídeo Horror Show (Beelzebooks, 2020) e no projeto de webcomics Subúrbio Zero. Em 2022 seu livro Crianças nas Sombras recebeu o Prêmio Marcos Rey da Associação de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror (ABESRT). Também foi premiado no II Concurso Literário de São João Marcos (2017), Prêmio Strix (2018), II Prêmio Nacional de Literatura de Belford Roxo (2019), II Concurso Literário Contos Sombrios de Paquetá (2019). Host da série Sexta do Horror na Kitembo, disponível no YouTube. Recentemente participou da roda de conversa Literatura e Representatividade Negra no estande da Secretaria Municipal de Educação (SME) durante a Bienal do Rio e da mesa Entre Sombras e Estrelas – Afrofuturismo e Literatura de Terror durante a 4ª edição da Festa Literária do Oeste do Rio (FLOR).
Lucas Barreto é autor carioca apaixonado por literatura clássica, cinema, música e cultura popular, de onde tira suas influências. Mestrando de literatura brasileira pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e escritor. Autor de Lágrimas de Sangue (Scortecci, 2018) e Casa Quatro (Flyve, 2025). Já publicou contos em diversas antologias com contos nos gêneros de suspense, terror e policial. Escreve e publica vídeos em seu portal online, Caderno do Escritor, sobre cultura popular, filmes e literatura.
Vanessa Amaral é moradora da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Professora de Biologia e Escritora de suspense e terror, utiliza lendas urbanas e folclore nas suas narrativas. Autora de O medo do brasileiro (Independente, 2020) e ADRENOCROMO (Independente, 2021), ambos disponíveis na Amazon; Gritam Pássaros em Fuga (Urutau, 2023), além de ter participado com diversos contos em antologias. Participou de uma roda de conversa sobre lendas urbanas na Baixada Fluminense na Felira Literária de Queimados (FLiQ) em 2024. Também participou do evento do Clube de Leitura em Queimados e dois contos de sua autoria foram lidos e discutidos. Em breve lançará Pávida Baixada pela editora LUVA.