
Nicolas de Souza Barros
(viola caipira, arranjos e violão de sete cordas)
obras de
J. S. Bach, Gaspar Sanz, John Dowland, Miguel Llobet, João Pernambuco, Garoto e Radamés Gnattali
R$20 (meia R$10)

Sinopse
Neste recital, Nicolas de Souza Barros apresenta repertórios originais para alaúde renascentista, violoncelo, as guitarras barroca e romântica e o violão moderno, arranjadas para viola caipira afinação Cebolão (afinação em Mi maior).
A sonoridade encantadora da viola caipira cabaça do luthier paulista Levi Ramiro será aproveitada em obras de J. S. Bach (Suíte BWV 1007), do Renascimento, Fernando Sor, Francisco Tárrega, Miguel Llobet e João Pernambuco. Nicolas ainda tocará obras de Radamés Gnatalli e Garoto no violão de 7 cordas.
Programa
- J. S. Bach Suíte BWV 1007 (orig. para violoncelo)
- Prelúdio / Allemande / Courante
- Sarabande / Minueto I e II / Gigue
Renascimento Inglaterra (orig. para alaúde renascentista)
- Anônimo (Inglaterra, séc. XVI) - Go from my window
John Dowland - My Lady Hunsden’s Puffe - Gaspar Sanz - Folias (orig. para guitarra barroca)
Canários (orig. para guitarra barroca) - Miguel Llobet - Canço del Lladre (melodia popular catalã)
El Noi de la Mare (melodia popular catalã) - João Pernambuco - Caminhos do Sertão (orig. para violão)
Reboliço (orig. para violão) - Garoto - Quando dói uma Saudade
Radamés - Radamés Gnattali - Zanzando em Copacabana
Minibio
NICOLAS DE SOUZA BARROS
Doutor em Música, é Professor Titular da UNIRIO e um dos mais conceituados especialistas brasileiros em cordofones dedilhados, como os violões de 6, 7 e 8 cordas, alaúdes variados e as guitarras barroca, renascentista e romântica, entre outros. Já tocou em diversos países europeus, norte-americanos e latino-americanos, além de quase todos os estados brasileiros (Circuito SESC Nacional 2009). Lançou os CDs Ernesto Nazareth, Ravel e Debussy e Chora Violão (2014, 2015 e 2017) com arranjos próprios para o violão de 8 cordas. Seus alunos da UNIRIO conquistaram dezenas de premiações em concursos nacionais e internacionais; muitos são professores de instituições federais e estaduais brasileiras.
Tem intensa produção como solista e camerista, podendo ser destacadas suas atividades com o renomado conjunto de música antiga Quadro Cervantes (2 CD’s), o Duo Folia, com o violoncelista inglês David Chew (1 CD) e o Quarteto Carioca de Violões (1 CD). Também lançou o CD Morena, Morena: Canções da Belle Époque Brasileira com o tenor Alberto Pacheco (UFRJ - Universidade Nova de Lisboa). Em 2020, publicou o livro O Violão Brasileiro no Século XIX e a Belle Époque, com arranjos de obras para piano de Ernesto Nazareth, Padre José Maurício, Chiquinha Gonzaga, Leopoldo Miguez e Arthur Napoleão, e desde 2021, está desenvolvendo novos repertórios para o violão de 7 cordas. A partir de 2024, integra o Duo Buriti, atuando com o violonista Marco Lima.
Realização
AV-RIO