
facilitadores
Gabriela Irigoyen
Cláudio Gil
R$200 (meia R$100)
desconto de 50% para professores da rede pública
Link para as inscrições em breve*
*só serão aceitas até 24h antes do evento
maiores de 16 anos
Ao final, todos sairão com um caderno pronto, costurado, e capas caligrafadas.
Sinopse
Letras e Livros é uma oficina para conhecer um pouco mais sobre a história da escrita e caligrafia e quais os elementos fundamentais de encadernação. Aprender caligrafia e encadernação em tempos digitais é um desafio, quase um ato de rebeldia. É, principalmente, exercitar a memória do gesto, realizar-se no tempo presente e estabelecer novas conexões neurais.
Não é necessário ter conhecimento prévio ou habilidade manual para participar. Os exercícios propostos foram desenvolvidos para todos aqueles que:
- querem iniciar seu aprendizado nessas práticas e aplicar esse conhecimento em projetos artísticos e de design;
- querem apenas ter um primeiro contato;
- procuram uma nova forma de lazer ou desenvolvimento pessoal: praticar caligrafia e encadernação propicia experimentar um estado meditativo e de atenção plena.
Por meio de exercícios e práticas de experimentação — utilizando penas de metal, pincéis e ferramentas de escrita, papel, linhas, etc — os alunos terão acesso ao básico da caligrafia como linguagem artística.
A partir dessa base, criarão um caderno artesanal com costura e capa flexível, aprendendo a utilizar instrumentos e ferramentas básicas de encadernação.
Esse evento faz parte do Rio Capital Mundial do Livro
Programa
- Ferramentas básicas de escrita – quais utilizaremos e para que servem;
- Ferramentas básicas de encadernação;
- Papel – sentido do fio do papel e quais são os papéis que podemos usar;
- O que é caligrafia;
- Exercícios e práticas de experimentação de caligrafia: utilizando penas de metal, pincéis e ferramentas de escrita (penas de metal, lápis);
- Quais são os elementos do livro;
- Exercício de encadernação: Costura aparente para cadernos múltiplos em capa flexível.
Observação: Os exercícios de caligrafia e a confecção do modelo de livro apresentado serão feitos no estilo passo a passo: os instrutores acompanham todos os participantes à medida que avançam nos exercícios de caligrafia e na confecção do modelo de livro, para que todos possam fazer de forma pausada, tirando dúvidas ao longo do processo.
Minibios
Gabriela Irigoyen: é artista, professora e designer. Desde 2004, Gabriela se dedica a criar livros com uma abordagem artística e experimental resultando em seus originais livros objeto e livros de artista. Seus trabalhos já foram publicados no Brasil e no exterior; também participou de exposições coletivas e individuais em Barcelona, Cidade do México, Paris, Les Baux-de-Provence, Recife, La Paz, Guayaquil, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Em seu ateliê, no Rio de Janeiro, além de criar suas obras, também desenvolve projetos de livros para estúdios de design, galerias de arte, artistas, fotógrafos, editores e escritores independentes. Também dá aulas e palestras, presenciais e online, sobre a arte de criar livros.
É mestre em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Escola de Belas Artes da UFRJ e membro de dois grupos de pesquisa Arte, Design e Vida - Estudos e poéticas vinculado ao PPGD/EBA - UFRJ e GEL: Grupo de Estudos do Livro - vinculado ao curso de Design da UFU. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Design da Escola de Belas Artes da UFRJ.
Cláudio Gil: mestre em Design pela ESDI-RJ, professor universitário, leciona arte, design e caligrafia e vive no Rio de Janeiro. Atualmente é doutorando do Programa de Pós- Graduação em Design da Escola de Belas Artes da UFRJ.
Calígrafo autodidata iniciou as suas primeiras investigações e ensaios em 2003 e realizou mais de 300 workshops desde então. Nos últimos anos pesquisa paleografia, escrita, caligrafia e linguagens visuais e atua em escolas, universidades bienais, artes e eventos de design no Brasil, América Latina, Canadá e Europa.
Sua sólida base obtida através da prática e da pesquisa lhe permite explorar e extrapolar os limites do clássico. eu trabalho alcança muitas vertentes sempre cheias de frescor, que se tornou uma marca no seu trabalho contemporâneo. Suas produções já foram exibidas e publicadas em vários países e muitas de suas obras estão em coleções de museus e instituições culturais ao redor do mundo.