
R$20 (meia R$10)

Tocata da Av-Rio às 15h
Sala de Cursos · Gratuito
os participantes podem assistir ou trazer seus instrumentos para tocar
Sinopse
Neste concerto, a AV-Rio apresenta obras do compositor Radamés Gnattali, que se auto denominava um "nacionalista neoclássico", indicando que seus nortes estéticos eram a forma sonata aperfeiçoada no Classicismo europeu do final do século 18 e início do século XIX, enquanto que os materiais musicais que utilizava eram inspiradas pela música urbana brasileira do século XX.
O idealizador deste recital é Luiz Otávio Braga, que também participará no evento e é um dos pioneiros do violão de sete cordas com cordas de nylon. Ele teve a sorte de conviver e tocar com Radamés na Camerata Carioca, das quais também participaram figuras importantíssimas da música brasileira como o bandolinista João Nascimento, entre outros.
Neste programa, participam os violonistas Fábio Adour (UFRJ), Luiz Otávio Braga (UNIRIO), Marco Lima, Marcos Farina (UFRJ), Mario da Silva (EMBAP), Matheus Maciel, Nicolas de Souza Barros (UNIRIO) e Tacio Prevatto, assim como a cantora Andrea Adour (UFRJ) e o flautista Erick do Carmo.
Sobre a Tocata
Antes do evento, às 15h, haverá a Tocata da AV-Rio, gratuita, na Sala de Cursos. Os interessados em participar poderão trazer seus instrumentos e a vontade de compartilhar a sua arte e/ou assistir as apresentações.
Programa
Estudo I / Estudo II / Dança Brasileira
Mario da Silva: violão
Estudos IV / Estudo X
Luiz Otávio Braga: violão
Pequena Suite: I. Pastoril / II. Toada / III. Frevo
Matheus Maciel: violão
Pixinguinha; da: Suite Retratos
Luiz Otávio Braga e Marcos Farina: duo de violões
Estudo III / Estudo V / Estudo VI
Fábio Adour: violão
Sonatina para Flauta + Violão. Cantando com simplicidade (1º. Movimento)
Tacio Prevatto: violão / Erick do Carmo: flauta
Saudade (arranjo de Laurindo de Almeida)
Brasiliana Nº. 13: II. Valsa / I. Bossa-Nova
Nicolas de Souza Barros: violão de 7 cordas
Tocata em Ritmo de Samba I / Tocata em Ritmo de Samba II
Marco Lima: violão
Amargura (Radamés Gnattali + Alberto Ribeiro)
Arranjo: Luiz Otávio Braga
Duo Andrea Adour e Fábio Adour: canto
Minibios
Duo Andrea e Fabio Adour: formado por Andréa Adour (soprano) e Fabio Adour (violão), o duo já conta com mais de 25 anos de atuação. Especializado em música contemporânea, a dupla enfatiza o repertório escrito originalmente para a formação voz e violão e já realizou diversas estreias mundiais e brasileiras de obras de variados compositores. Ambos possuem Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atualmente são docentes na Escola de Música da UFRJ. Andréa Adour é professora permanente do PPGM, na linha de História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana, e do Departamento Vocal; coordena o grupo de pesquisa Africanias e o Projeto Ópera na UFRJ. Fabio Adour é professor permanente do PPGM, na linha Música, Educação e Diversidade, e do Departamento de Musicologia e Educação Musical; é coordenador da Licenciatura em Música. O duo integra o grupo de pesquisa Performance Hoje.
Erick do Carmo: é flautista desde 2015, quando iniciou seus estudos no ensino técnico em música do Colégio Pedro II. Ao longo de sua formação, teve aulas com importantes flautistas do Rio de Janeiro, como Sérgio Barrenechea, Helder Teixeira, Ana Paula Cruz, Celso Woltzenlogel e Odette Ernst Dias. Atualmente, cursa o Bacharelado em Flauta na UNIRIO, onde é orientado por Laura Rónai. Também estuda a flauta traversa barroca, integrando a Orquestra Barroca da Unirio (OBU). Já participou de masterclasses com renomados intérpretes do estilo barroco, como Rachel Brown (Inglaterra), Diana Baroni (Argentina) e Alexis Kossenko (França). Enquanto professor, atua na área de musicalização para crianças nos anos de educação básica.
Luiz Otávio Braga: o violonista paraense começou a compor na adolescência, e logo teve o choro como principal interesse nas suas atividades musicais. Integrou a Camerata Carioca, liderada por Radamés Gnattali, assim como o Galo Preto. Escreveu os livros "O Violão Brasileiro” (Ed. Europa, 1988), "O Violão de Sete Cordas: Teoria e Prática” (Ed. Lumiar, 2002) e "Uma vez, um violão" (Ed. Outrasletras, 2023). Suas obras mais formais para violão surgem após estudos com Ian Guest, Mario Ficarelli, Pe. José Penalva e Carlos Alberto Figueiredo. Doutor formado em Filosofia pela UFRJ, lecionou nos Seminários Pro Arte, no CIGAM e na UNIRIO; nesta, dirigiu o Instituto Villa-Lobos entre 2005-2009. Neste programa, os violonistas Bartolomeu Wiese, Fabio Adour, Gabriel Improta, Jason Martins, Marcos Farina, Nicolas de Souza Barros e Paulo Pedrassoli, além do próprio compositor, serão acompanhados por Afonso Machado (bandolim), José Maria Braga (flauta) e Andrea Adour (canto/narração), num passeio por algumas de suas principais obras. Ao final, haverá a estreia mundial da obra "Dentro da noite veloz para Violão e Narrador”, sobre poema de Ferreira Gullar.
Marco Lima: é Bacharel em Violão e Mestre em Música pela UNIRIO. Estudou com Maria Haro e Nicolas de Souza Barros, e mais tarde na Alemanha com Andreas von Wangenheim, Tilman Hoppstock, concluindo o Doutorado em Música na UFRJ sob orientação de Marcia Taborda.
Premiado 15 vezes em concursos de interpretação, foi vencedor de seis. Apresentou-se na Europa e no Brasil, lecionou na UFRJ, CEIM-UFF e no Badisches Konservatorium em Karlsruhe. Mantém duos com Doriana Mendes (soprano) e Nicolas de Souza Barros. Atuou em diversos grupos como a Camerata de Violões e Quarteto Carioca de Violões. Gravou os CDs Danças Brasileiras e Violões da AV-Rio II/III, e o DVD Cordas Clássicas.
Marcos Farina: estudou com Leo Soares e depois com Turibio Santos e Jodacil Damaceno. Participou de festivais como Campos do Jordão e Curitiba. Atuou por 20 anos no Galo Preto, realizando concertos e gravações com nomes como Elton Medeiros e Nelson Sargento. Atualmente dedica-se à composição para violão solo. É Professor Titular de Física da UFRJ.
Mario da Silva: doutor em Música pela UNIRIO/Unicamp, destaca-se por divulgar a produção brasileira para violão. Tem álbuns como “Nova Música Brasileira”, “Violão Expandido” e apresentações nos EUA, Europa e América Latina. Atua com dança contemporânea, participou de espetáculos com Rocio Infante, e lançou o documentário “Desvendando Violão Expandido” (2022). Site: www.mariodasilva.com
Matheus Maciel: violonista, compositor e arranjador. Lançou os álbuns Brevidades (2021) e Elo (2025). Escreveu arranjos para orquestras no Brasil, Panamá, Espanha e EUA. Atuou como solista e arranjador para grupos renomados. É professor substituto da Escola de Música da UFRJ e mestrando pelo PROMUS-UFRJ.
Nicolas de Souza Barros: doutor em Música, Professor Titular da UNIRIO e especialista em cordofones dedilhados. Tocou em diversos países e lançou CDs como Ernesto Nazareth e Chora Violão. Atua com grupos como o Quadro Cervantes, Duo Folia e Quarteto Carioca. Publicou o livro O Violão Brasileiro no Século XIX e a Belle Époque e integra o Duo Buriti.
Tacio Prevatto: começou no violão aos 14 anos. Estudou no Colégio Pedro II, na Escola de Música Villa-Lobos e na UNIRIO, onde atualmente cursa o Bacharelado em Violão. Participou de diversos concursos e foi aceito no Mestrado Profissional em Música da UNIRIO.
Ficha técnica
Violonistas:
Fábio Adour (UFRJ), Luiz Otávio Braga (UNIRIO), Marco Lima, Marcos Farina (UFRJ), Mario da Silva (EMBAP), Matheus Maciel, Nicolas de Souza Barros (UNIRIO), Tacio Prevatto, Andrea Adour (UFRJ) e Erick do Carmo.
Realização
AV-Rio