
facilitadora
Patrícia Montês
R$30 (meia R$15)
maiores de 16 anos
Sinopse
Publicar um livro é algo especial e muitas pessoas têm esse desejo. As gavetas estão repletas de manuscritos: contos, romances, crônicas, poesias, novelas, contos infantis... São histórias de família, cartas, memórias de infância e tantas outras experiências que viraram narrativas.
Mas como tirar um texto da gaveta e produzir um livro sem que este desejo se transforme em frustração? O processo de publicação é complexo e para realizar um projeto com êxito, é preciso uma boa orientação.
Nessa oficina, será possível construir uma visão geral desse processo e aprender um passo a passo, desde a leitura beta, registro de obra, direitos autorais, os prós e contras da publicação independente e com editoras, envio de originais para editoras, custos de publicação, até a divulgação e vendas da obra, além de algumas armadilhas do vasto mercado editorial.
Ao término da oficina, será sorteado um livro da autora.
Os participantes receberão o material de apoio e certificado por e-mail.
Esse evento faz parte do Rio Capital Mundial do Livro.
Conteúdo Programático
- Abertura e apresentações – Qual é o seu objetivo em publicar um livro?;
- Tipos de textos: trabalho autoral, coautoria, antologia;
- Tipos de livros: literário, didático, técnico;
- Somente texto ou ilustrado;
- Leitura beta e crítica – o que são, quem faz e quanto custa;
- Revisão ortográfica – como e quando fazer;
- Registro de obras – a importância do registro x direitos autorais;
- ISBN, ficha catalográfica e código de barras – onde, como e quanto custa fazer;
- Publicação independente x com editora;
- Diferentes tipos de editoras: tradicionais e prestadoras de serviços;
- Profissionais necessários para realizar uma publicação independente;
- Custos de publicação independente e com editora;
- Envio de original para editoras: como preparar o seu texto e selecionar as editoras;
- Publicação em plataformas digitais;
- Contratos e direitos autorais de editores, autores e ilustradores;
- Preparação e custos para um lançamento;
- Divulgação, distribuição e venda de obra impressa;
- Armadilhas do mercado editorial.
Minibio
Patrícia Montês é escritora e artista plástica. Especialista em Educação pela UNICESUMAR e, em Literatura Infantil e Juvenil pela UCAM. Selecionada como camaradinha – divulgadora da Editora Boitatá, 2025. Desde 2019, já publicou três livros pela Editora Tigrito: Felipo, o gato violinista (selecionado para a Feira Internacional do Livro de Bolonha 2024); O segredo da árvore (selecionado para o programa Eu Faço Cultura-RJ); O cozinheiro e a estrela (selecionado para o edital da SME-SP 2023).
Neste ano, está lançando o livro O passarinho da janela azul pela Mondru Editora (texto selecionado pela editora), e lançará mais dois livros pelas editoras Franco e Pingo de Luz.
É autora do coletivo de contistas Aleatórios de Nova Iguaçu, ganhador do Prêmio Destaque (FENIG 2024). Participa como autora nas coletâneas: Nós Femininas (Editora Caneta de Estilo – Portugal 2024); Nós 2 – Textos de autoria feminina (Selo OFF Flip 2024); Crônicas Selo Off Flip (2023) e Recontos da Narrativa Popular (AIELIJ 2021). Retrô-visor - contos Aleatórios (2024) e Rudá – lendas indígenas e contos africanos (2024) foram publicações realizadas de forma independente.
Em 2020, iniciou o trabalho de consultoria literária com o livro bilíngue (português/inglês) Kikito, o macaquinho animado que só queria ser engraçado (autora Rossane Correia) (publicado pela Editora Literarte, distribuído no Brasil e nos Estados Unidos). Colaborou na preparação dos livros: O sonho de João (Dulce Eugênia e Renata Nogueira – Brinque Ler, 2021), Bispo do Rosário (Mônica Menezes e Francine Oliveira – Conexão 7, 2022) e O boêmio e o gps poético - poesias e fotografias (autor Ronaldo Lima – Editora Autografia, lançado na FLIP 2023).
Atualmente, está preparando os seguintes livros:
- A menina e a viola – autora Ilana Pogrebinschi – il. Verônica Calandra, Antroposófica – SP.
- Coletânea de contos infantis do coletivo Aleatórios – publicação independente.
- Textos que eu não deveria ter escrito – contos, poemas e desenhos de Bruno Ruscão, publicação independente.
- O tesouro do deserto e mais 100 contos para ir além – Ilana Pogrebinschi – novo livro da autora.
Ministrou essa oficina na Biblioteca Governador Leonel Brizola, em Duque de Caxias, após a pandemia. Na ocasião, houve número recorde de inscrições, 135. A biblioteca recebeu 40 participantes, entre jovens e adultos. Também realizou duas edições online com participantes de diversas cidades do país.