R$ 20 (meia R$ 10)
haverá a Tocata às 15h
na Sala de Cursos
Sinopse
Em 15 de março de 2025, a AV-Rio inicia a série Violões da AV-Rio (que entra no 25º ano de sua existência em 2025) com o violonista curitibano Alisson Alípio, um dos principais instrumentistas do cenário brasileiro. Ele trará um ótimo espetacular, incluindo obras latino-americanas, brasileiras (Ulisses Rocha, Chico Cesar e Paulo Bellinatti), J. S. Bach, música escocesa e clássica.
Programa
SÁNCHEZ, Juan Antonio (1965) Tonada por despedida
GOUNOD, Charles (1818-1893) Ave Maria (Arr. Alisson Alípio)
BACH, Johann Sebastian (1685-1750) Sonata BWV 1005 (Tr. Alisson Alípio) - Adagio
- Fuga
- Largo
- Allegro assai
ROCHA, Ulisses (1960) Rindo da Saudade
BELLINATI, Paulo (1950) Jongo
CÉSAR, Chico (1964) Do Acaso (Novela 'Renascer')
(Arr. Luciano Lima e Alisson Alípio)
GIULIANI, Mauro (1781-1829) Rossiniana Op. 124
GOW, Neil (1727-1807) Neil Gow's Lament for
the Death of his Second Wife (Arr. David Russell)
Mini bio
Alisson Alípio: Alisson iniciou os estudos musicais com o pai, o engenheiro e violonista Alípio Cardoso Monteiro. Nos períodos de formação e graduação estudou com o professor Luiz Cláudio Ribas Ferreira, com quem concluiu o Bacharelado em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e, na Pós-Graduação, com o professor Daniel Wolff, tendo obtido os títulos de Mestre e Doutor em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Em cursos e festivais teve masterclasses com Alvaro Pierri, Carlos Eugenio Santi, Catarina Domenici, Eduardo Fernández, Eduardo Meirinhos, Fabio Zanon, Henrique Pinto, Jaime Zenamon, Luciano Lima, Luis Soria, Luiz Mantovani, Luz María Bobadilla, Mario da Silva Junior, Ney Fialkow, Nicholas Ciraldo, Orlando Fraga, Pedro Jesús Gómez, Ruben Seroussi e Victor Villadangos.
Como intérprete, foi laureado no XVIII Concurso Latino Americano de Violão da Escola de Música Rosa Mística, no XIV Concurso Nacional de Violão do Conservatório Musical Souza Lima, no III Concurso de Interpretação Musical da Arte & Som Escola de Música, no IV Concurso Internacional de Violão César Cortinas (Uruguai), no III Concurso de Violão da Faculdade Cantareira e no II Concurso Eustáquio Grilo, da Associação Brasiliense de Violão.
Participou da gravação dos CDs Violão Brasileiro, Releitura e O violão plural de Waltel Branco, dedicados, respectivamente, a um recorte do cenário brasileiro do violão de concerto, às homenagens do Maestro João José Felix Pereira e às obras para violão do compositor Waltel Branco.
Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Paraná – Campus I (Embap), orientador no mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Música da mesma instituição e um dos líderes do Grupo de Estudos em Performance Musical e do Grupo de Pesquisa em Violão, nos quais dedica-se à pesquisa das teorias e processos de digitação e dedilhado ao violão.